• GLOBAL REAL ESTATE AGENTS

  • voltar

    Criativo e empreendedor’, Brasil peca em inovação, diz artigo no ‘FT’

    Um artigo de opinião publicado nesta quarta-feira no diário britânico Financial Times diz que o Brasil mostra “abundância em criatividade e empreendedorismo”, mas, ao mesmo tempo, tem tido um desempenho “constrangedor” na área de inovação tecnológica. “Os brasileiros têm orgulho do que sua criatividade conquistou nas artes, arquitetura e futebol — pense na Bossa Nova, Oscar Niemeyer e Neymar”, escreve Marcos Troyjo, diretor do BRICLab, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Ele diz que essa mesma criatividade teria sido aplicada com sucesso em produtos de empresas como Embraer, Osklen, Natura

    Um artigo de opinião publicado nesta quarta-feira no diário britânico Financial Times diz que o Brasil mostra "abundância em criatividade e empreendedorismo", mas, ao mesmo tempo, tem tido um desempenho "constrangedor" na área de inovação tecnológica.

    "Os brasileiros têm orgulho do que sua criatividade conquistou nas artes, arquitetura e futebol — pense na Bossa Nova, Oscar Niemeyer e Neymar", escreve Marcos Troyjo, diretor do BRICLab, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

    Ele diz que essa mesma criatividade teria sido aplicada com sucesso em produtos de empresas como Embraer, Osklen, Natura e Alpargatas (sandálias Havaianas), e lembra que o país foi saudado como o mais empreendedor de todos os países do G20 pelo relatório Global Entrepreneurship de 2010.

    "Mas por que nós não vemos (no Brasil) mais start-ups buscando se tornar Googles, Teslas ou Twitters?", pergunta ele. "Por que o país vai tão mal quando se trata de abrir empresas inovadoras com foco em tecnologia?"

    O autor diz que é "constrangedor" quando se considera o número de pedidos de patentes feitos por empresas brasileiras na Organização Mundial de Propriedade Intelectual.

    "Em 2012, os Estados Unidos entraram com 50 mil pedidos; a China, com 17 mil; e o Brasil só com 600".

    6/4/2015